Header

Início História Facebook Instagram Image Map

Artes marciais: disciplina física e mental


Já sabemos o quanto é importante praticar atividade física regularmente, mas vejo que muitas pessoas que tem problema com as gordurinhas a mais não gostam da tradicional musculação. Eu confesso que também não gostava porque tinha muita vergonha de frequentar academia. Pra não ficar sem atividade fisica procurei outras opções que pudessem ser intensas e interessantes e me encontrei nas artes marciais. Como você já deve saber, artes marciais basicamente são disciplinas físicas e mentais de combate, ou seja, lutas. Mas se engana quem pensa que isso é violência (e muita gente pensa assim, o que é decepcionante). A luta tem um sistema organizado de técnicas coerentes de combate e desenvolvimento físico, mental e espiritual.

Poucas atividades físicas são tão completas quanto as lutas. Além de melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação motora, esses exercícios relaxam, aumentam os reflexos e ainda são capazes de transmitir aos praticantes conceitos de concentração e disciplina.

A prática de lutas libera dois neurotransmissores diferentes no cérebro: a endorfina e a serotonina, que promovem uma sensação de prazer e bem-estar.
E a preparação para uma luta é tão importante quanto o "combate" ou contato físico em si. Pular corda, fazer flexões, abdominais, circuitos com obstáculos, alongamento, corrida e treinos de reflexo e flexibilidade acabam sendo, na prática, muito mais valiosos para o praticante do que a parte que envolve interação com o outro.

Bom, o que ia ser uma opção à musculação se tornou uma paixão e além do boxe pretendo praticar muay thai e jiu-jitsu, começando na próxima semana. Essa semana começam exercícios intensos para adequar meu preparo físicos às essas lutas e posteriormente conseguir competir e tirar o cinturão da Ronda. Porque não sonhar, né? :P

Eu no futuro

Eu já escolhi as minhas paixões, agora é só treinar loucamente, bora?

Eu indico 
  • Boxe
  • Muay thai
  • Jiu-jitsu
  • Karatê
  • Kick boxing
  • Judô (é a arte marcial mais praticada por crianças em todo o mundo)
  • Taekwondo (uma mulher já escapou do ataque de um tubarão acertando dois golpes de taekwondo no animal)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: